domingo, 10 de maio de 2020

Trânsito nos dois sentidos


V Domingo de Páscoa – A
10 de Maio de 2020
Act 6, 1-7; Sal 33 (34); 1 Pd 2, 4-9; Jo 14, 1-12
Anda tudo baralhado. Não é este ou aquele significado, mas este e aquele; são ambos. Na vida, em geral, e na fé, em particular, as opções por uma única via de compreensão nem sempre indicam fidelidade. Muitas vezes não passam de sinónimo de rigidez, de insegurança, de imaturidade. De quem quer ver o mundo a preto e branco, mas o mundo não é assim; no mínimo, é cinzento, mas, em rigor, é polícromo. A vida e o mundo têm muitas cores, como os arco-íris que neste tempo se espalham por todo o lado com a mensagem “vai tudo ficar bem”. Não, não vai ficar tudo bem, mas também não vai ficar tudo mal. Muitas coisas vão mudar, é inevitável. Mas cada mudança apre portas a mil possibilidades novas.
Ainda nos alvores do Evangelho e os apóstolos andavam já acabrunhados com o serviço social… Então, decidiram ampliar os ministérios na Igreja e confiaram a “sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria”. Os exegetas e historiadores concordam hoje em afirmar que este texto não é a origem dos diáconos, tal como hoje os conhecemos e pensamos. Em primeiro lugar, porque a separação de acção social e liturgia (oração e pregação) não aparece nos Actos dos Apóstolos. De facto, o “diácono” (isto é, servo, colaborador, sócio) Estêvão aparece no capítulo 7 como um grande pregador e é por isso que é martirizado. Por sua vez, o diácono Filipe aparece no capítulo 8 como aquele que desce à Samaria para aí ensinar o evangelho. E aquele insuperável pregador que foi São Paulo não deixou de organizar uma colecta para os pobres de Jerusalém (Act 11,27-30; 2 Cor 8; Rm 15,26). Portanto, pregação e caridade andaram sempre de mãos dadas, como ainda hoje é. A escolha e ordenação dos diáconos correspondeu, pois, a outro problema ou necessidade: uma questão étnica. Eram as viúvas dos helenistas que eram desfavorecidas em relação às dos hebreus. Os diáconos – que eram todos helenistas – foram escolhidos para servir o Evangelho a essa parcela da Igreja nascente. Tratou-se, pois, de uma questão de inculturação, de servir cada um/a na sua linguagem, na sua cultura, na sua necessidade concreta. Mas é claro que temos muito a aprender da acção dos Apóstolos que dilataram os ministérios para abraçar âmbitos diversos e confiaram-nos a muitas pessoas. É o caminho da Exortação do Papa Francisco “Querida Amazónia”, cuja relevância está muito para além do contexto brasileiro, peruano, venezuelano, etc. Todo o capítulo IV, e particularmente, os números 81-103 estão dedicados a esta questão da inculturação e dos ministérios ordenado e laicais. A centralidade da pastoral caritativa é indiscutível; pensemos no sacrifício infinito dos funcionários dos lares e dos párocos e presidentes de direcção nestes dias, a viver dramas impensáveis e dolorosos. Para eles vai toda a nossa ajuda e toda a nossa oração.
A estrada, portanto, é a da Palavra e a da Caridade: em conjunto e em simultâneo. Sem esquecer que a tentação será sempre a de dar-se mais à actividade do que à contemplação e oração que – como escreve Tomás Halík no seu artigo “O sinal das Igrejas vazias” – pode ser o caminho de reforma que este tempo pode sugerir às nossas comunidades.
Trânsito nos dois sentidos foi o que Jesus nos ensinou com a Sua vida: Ele trouxe-nos o Pai e leva-nos a Ele: “Eu sou o Caminho… ninguém vai ao Pai senão por Mim… quem me vê, vê o Pai”.

P. Pablo Lima
  
In Notícias de Viana (1937), 07 de Maio de 2020, p. 7.

Sem comentários:

Enviar um comentário